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Oportunidade para os mineiros: 1º Feirão de Empregos da Sedese reúne 1.200 pessoas

Ao longo da terça-feira (11), trabalhadores em busca de oportunidades tiveram acesso a vagas de 49 empresas

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O 1º Feirão de Empregos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) foi responsável pelo encaminhamento de 1.200 trabalhadores para vagas condizentes com seu perfil e currículo. O evento do Governo de Minas foi realizado em Belo Horizonte, no Centro de Referência das Juventudes, na terça-feira (12/6), em parceria com 49 empresas.

Foram disponibilizadas 3.600 vagas de diferentes setores, como engenharia, eventos, serviços, atendimento, cozinhas e restaurantes. Quem foi até o Feirão com a expectativa de encontrar vagas não se decepcionou. Foi o caso de Iami Rodrigues, que está procurando emprego há um mês. “Eu esperava encontrar vagas no setor de logística e na área administrativa, e encontrei. Fiz quatro entrevistas e espero ser selecionada”, disse.

Ao longo de 2024, Minas Gerais manteve uma sequência positiva de geração de novos postos de trabalho. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, acredita que o Feirão de Empregos evidencia o compromisso do Governo em continuar criando oportunidades e transformando vidas. Para ela, “este projeto vai além da simples oferta de vagas: ao ofertar capacitações e serviços gratuitos, ele promove a integração entre empresas e candidatos, resultando em oportunidades reais de crescimento profissional e pessoal”.

Entrevistas, capacitação e serviços

Apesar do foco na geração de emprego, o Feirão da Sedese disponibilizou espaços para diferentes serviços. Os interessados em participar de cursos de capacitação gratuitos puderam conhecer mais sobre o Minas Forma, programa do Governo de Minas lançado em maio. Todos os presentes também tiveram acesso a palestras sobre o mercado de trabalho e a um espaço de relaxamento, com serviços de corte de cabelo e massagens.

“Passaram diversas pessoas por todas as áreas, mostrando que conseguimos conectar todos. O importante é que a ação não para por aqui, e todos que vieram ou que não conseguiram vir, podem se inscrever a novas vagas pelo Sine”, explicou o subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Arthur Campos.

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Feira popular e varal solidário

Mantendo o compromisso em promover a economia e a geração de renda, expositores da Feira de Economia Popular Solidária também estiveram presentes no evento, onde puderam vender produtos artesanais.

Uma equipe da subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese também esteve presente no local, promovendo uma ação do programa A Vez Delas, que conecta mulheres em situação de violência doméstica às oportunidades de emprego.

Luci Diniz, psicóloga do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher (Cerna), explica que mulheres nessa situação tiveram acesso a uma fila preferencial no Feirão e ao varal solidário, com peças de roupas e calçados para doação.

“Nós podemos facilitar a autonomia financeira dessas mulheres, promovendo um novo começo para elas. Algumas delas estão afastadas do mercado de trabalho e queremos reinseri-las com segurança”, detalha Luci.

Sedese divulga resultado das instituições de ensino selecionadas para o NEEP-Suas

As seis instituições selecionadas têm até o 17/6 para indicar seus representantes no Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social

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Nesta terça-feira (11/6), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) divulgou o resultado do processo de seleção das instituições de ensino que irão compor o Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (NEEP-Suas/MG).

A Comissão de Seleção analisou as informações enviadas pelas instituições interessadas. O resultado final contemplou seis instituições, que deverão indicar seus representantes, tanto titulares quanto suplentes, até o dia 17/6/2024. As instituições selecionadas são:

1. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Titular

2. Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Titular

3. Sociedade Mineira de Educação - Titular

4. Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (Estácio BH) - Suplente

5. Fundação Percival Farquhar - Suplente

6.    Centro Universitário UNIFACIG - Suplente

O processo de seleção

O edital foi um marco importante para o fortalecimento da educação permanente no âmbito do Suas em Minas Gerais. O processo de seleção buscou garantir a participação de instituições que possuam capacidade técnica e acadêmica para contribuir efetivamente com a missão do NEEP-Suas/MG.

A Comissão de Seleção avaliou critérios como oferta de formações pelas instituições de ensino, ligadas à política de assistência social, qualificação dos docentes e suas experiências em projetos de extensão e pesquisa, também relativas à política de assistência social e educação permanente. Próximas etapas

Com o anúncio das instituições selecionadas, inicia-se agora uma nova fase no processo que contempla o prazo para recursos e a divulgação do resultado definitivo, conforme cronograma a seguir:
 
  • Prazo para recurso: 11/6/2024 a 14/6/2024
  • Análise dos recursos interpostos: 17/6/2024 a 19/6/2024
  • Divulgação do resultado final: 20/6/2024

Após a análise dos recursos, o resultado final será divulgado, confirmando as instituições que efetivamente comporão o núcleo.

Núcleo

O Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social é uma instância de consulta e assessoramento ao órgão gestor e ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em relação à implementação, aperfeiçoamento e execução da Educação Permanente do Suas no estado de Minas Gerais.

O NEEP desempenha um papel importante na formação continuada dos profissionais de assistência social no estado, o que garante a qualidade dos serviços prestados, promovendo a atualização constante dos conhecimentos e práticas dos profissionais que atuam no Suas.

Contato para mais informações

Os interessados em obter mais informações sobre o edital, o processo de seleção e o cronograma podem entrar em contato por e-mail através do endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ceas detalha processo eleitoral para Conselho Municipal de Assistência Social

Conselho Estadual vai suprir vacância da representação no mandato 2023-2025

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O Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (Ceas-MG) dará início ao processo eleitoral para preenchimento de vaga destinada à sociedade civil com representação em Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o mandato de 2023-2025.

As inscrições para candidatos e votantes deverão ser feitas por e-mail a partir das 7h do dia 17/6. O processo fica aberto até às 23h do dia 5/7. Os documentos devem ser enviados no formato PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A eleição será realizada de forma virtual no dia 25/7. A Comissão Eleitoral, com membros da Secretaria Executiva do Ceas-MG e supervisão do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), vai coordenar o processo e a apuração dos votos.

Comissão e regulamentos

De acordo com a Resolução CEAS/MG Nº 852, de 24/5, foi instituída a Comissão de Coordenação do Processo Eleitoral, composta por:

  • Lais Alexandre da Silva - Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga (Sociedade Civil);
  • Fernanda Regina da Silva - Conselho Municipal de Assistência Social de Campanha (Sociedade Civil);
  • Roberta Kelly dos Reis Chaves - Conselho Municipal de Assistência Social de Guanhães (Sociedade Civil).

Já a Resolução CEAS/MG Nº 851, de 24/5, regulamenta o processo eleitoral, especificando as condições de habilitação, documentação necessária, e procedimentos para a eleição. Podem participar os Conselhos Municipais de Assistência Social de Minas Gerais que se habilitarem nos termos da resolução.

As Resoluções Nº 851 e Nº 852 estão disponíveis para consulta nos respectivos links.

O resultado será divulgado na 299ª Plenária Ordinária do Ceas-MG e o conselheiro eleito passará por um curso de capacitação obrigatório.

Governador empossa nova secretária de Estado

Alê Portela assume a pasta de Desenvolvimento Social   

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O governador Romeu Zema empossou, nesta segunda-feira (10/6), durante solenidade realizada na Cidade Administrativa, a deputada estadual Alê Portela como secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Ao empossar a nova secretária de Estado, o chefe do Executivo reconheceu a qualidade do secretariado do Governo de Minas e afirmou que a nova gestora chega para acrescentar ainda mais à equipe.

Desenvolvimento Social

A nova secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, é deputada estadual e integrante da base do governo na Assembleia Legislativa. Possuiu mais de 12 anos de atuação no desenvolvimento de políticas públicas, tendo atuado como secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem e como conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em Minas Gerais.

Alê Portela é formada em Direito, com mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade e MBA em Governança, Riscos e Compliance.

Para a nova comandante da Sedese é uma honra poder servir ao Estado na área de Desenvolvimento Social, que é tão importante e estratégica para o povo mineiro.

“É complexa a tarefa da qual estou incubida. Tenho certeza da exata dimensão, dos desafios que é empreender políticas públicas no campo assistencial e enfrentar as múltiplas vulnerabilidades sociais.  Não há como combater as brutais desigualdades sem uma forte atuação do Estado com ações que impulsionem o potencial individual das pessoas para que alcancem a cidadania”, disse a secretária.

O governador Romeu Zema enalteceu o currículo da nova secretária e pontuou as virtudes que influenciaram a escolha.

“Alê Portela tem experiência, tem bagagem na área e vai atuar numa das áreas mais importantes, que tem impacto social no estado, que é tirar muitas vezes da desesperança milhares de pessoas”, enalteceu.

Prorrogadas inscrições para curso sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Profissionais do SUAS têm até dia 17/6 para se inscrever. O curso ficará disponível na plataforma EducaSUAS até 10/9

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As inscrições para o Curso sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foram prorrogadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). Os interessados têm até o dia 17/6 para realizar a inscrição. O curso, que teve início em 10/6, ficará disponível na plataforma EducaSUAS até 10/9.

Para fazer a inscrição, clique aqui.

A ação promovida pela Subsecretaria de Assistência Social (Subas) é voltada para gestores, conselheiros e trabalhadores de nível médio e superior da rede governamental e não governamental dos municípios mineiros que ofertam o SCFV.

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado, desde que concluam todas as atividades propostas dentro do prazo estipulado.

Estrutura do curso

Com uma carga horária de 40 horas, distribuídas em três módulos, a capacitação aborda a concepção e organização do SCFV, além dos procedimentos metodológicos necessários para sua execução.

O curso é totalmente online e autoinstrucional, permitindo que os participantes gerenciem seu próprio tempo de estudo dentro do período disponibilizado de três meses, sendo obrigatória a conclusão até 10/9.

Inscrições e acesso

As inscrições devem ser realizadas somente pelo computador, acessando o link bit.ly/3qBizeD. Para evitar problemas de acesso à plataforma EducaSUAS/MG, é importante que os participantes utilizem um e-mail pessoal para se inscreverem, evitando o uso de e-mails compartilhados.

Os participantes inscritos no período da prorrogação receberão o login e as instruções de acesso até o dia 19/6, no e-mail fornecido durante a inscrição. Para mais informações sobre o processo de inscrição, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço

Período de inscrições: 10/6 a 17/6 (NOVO PERÍODO)

Link para inscrição: bit.ly/3qBizeD (acesso apenas via computador)

Período da oferta: 10/6 a 10/9

Modalidade: 100% online (autoinstrucional)

Duração: 40 horas, divididas em três módulos didáticos

Público-alvo: Técnicos de Referência SCFV, Técnicos de Referência da Entidade, Orientadores Sociais, Coordenadores do CRAS, Coordenadores de Centros de Convivência, Coordenadores da PSB, Gestores, e demais profissionais do CRAS e CREAS, Conselheiros Municipais, Conselheiros Estaduais, Sedese – central e regionais.

 

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