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Sedese divulga relação provisória de municípios habilitados para participarem do ICMS Esportivo

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Estado de Esportes, publicou nesta sexta-feira (14) a relação provisória de municípios habilitados para participarem do ICMS Esportivo - Ano base 2019. Constam na lista 417 municípios que comprovaram o pleno funcionamento de seus Conselhos Municipais de Esporte, nos termos da Lei nº 18.030/2009, do Decreto nº 45.393/2010 e da Resolução Sedese nº 57/2019.

Acesse a lista completa.

Interposição de recurso

O município que não foi habilitado pode apresentar recurso entre os dias 14 e 21/2, exclusivamente, por meio do Formulário de Interposição de Recurso, disponível no Sistema de Informação ICMS Esportivo (icms.esportes.mg.gov.br). Não serão aceitos recursos enviados por e-mail ou quaisquer outras formas de comunicação.

O documento precisa tratar apenas das razões de oposição à decisão de inabilitação, fundamentada na não declaração de pleno funcionamento do Conselho Municipal de Esportes, que deverá ser anexado no próprio Sistema de Informação.

Para mais informações, acesse a Resolução Sedese N° 57/2029, Capítulo V.

Sedese disponibiliza formulário eletrônico para registro em Situações de Emergência e Calamidade Pública no SUAS

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Assistência Social, está disponibilizando aos municípios afetados pelas chuvas o Formulário Eletrônico de Registro em Situações de Emergência e Calamidade Pública no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O objetivo é agilizar, através do preenchimento eletrônico, os registros das famílias e indivíduos em situações de emergências e calamidades públicas, possibilitando a identificação das necessidades imediatas, das evidências sobre essas pessoas/ famílias e suas principais características.

Desenvolvido de forma intuitiva, navegação e preenchimento simples, o sistema “Emergência SUAS-MG” permite a tabulação dos dados coletados, auxiliando os gestores municipais na tomada de decisões para o desenvolvimento das ações socioassistenciais nessas situações.

Esse novo sistema dá continuidade à série de informações/orientações que vem sendo repassadas pela Sedese aos municípios afetados pelas fortes chuvas sobre o enfrentamento às situações de emergência e calamidade.
Até o momento, os 196 municípios que tiveram a situação de emergência e calamidade pública reconhecidas pelo Governo do Estado já receberam o login e senha para o acesso e utilização do sistema.

Formulário

O sistema eletrônico foi inspirado no “Formulário nacional para registro de informações de famílias e indivíduos em situações de emergências e calamidades públicas no âmbito do SUAS”, disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, e que havia sido criado conjuntamente em Brumadinho (2019).

A informatização do formulário tem o objetivo de sistematizar os cadastros e gerar informações e relatórios de forma mais rápida, para auxiliar no planejamento da atuação da política de assistência social.

O link para acesso ao sistema é: http://www.emergenciasuas.mg.gov.br

 

Secretária Elizabeth Jucá participa de reuniões sobre Assistência Social em Brasília

A Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o assessor de gabinete, Jaime Starke, participaram esta semana, em Brasília, da primeira reunião do Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado de Assistência Social (Fonseas) e de encontro da Comissão Intergestores Tripartite do Suas.

O encontro do Fonseas, realizado dia 11/2, abriu as reuniões de 2020 do Fórum e discutiu a Agenda de Desenvolvimento Social e a avaliação do Plano de Convivência Familiar e Comunitária.Na ocasião, também foram pautados o orçamento do Ministério da Cidadania para o ano de 2020 e os efeitos das Portarias 2362/2019 e Portaria 109/2020.

Ainda na tarde do dia 11, a presidente do Fonseas Elisa Nobre, acompanhada pelos assessores Jaime Starke (Sedese) e Jucimeri Silveira (Fonseas), se reuniram com a deputada federal Tábata Amaral quando apresentaram à deputada os pontos urgentes e centrais para a manutenção da atual rede de serviços e benefícios socioassistencias, além de propostas para o aprimoramento da governança do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Ficou definido que os secretários estaduais vão contribuir na “Agenda Social” proposta pelo Legislativo Federal e, para isso, o Fonseas vai criar um grupo de trabalho.

Em uma proposta preliminar já foram apresentados cinco pontos principais: previsão de mudanças no programa Bolsa Família; alterações na proteção social dos trabalhadores, em benefícios como o FGTS e o Abono Salarial; iniciativas para fomentar a inclusão produtiva e acesso ao trabalho dos beneficiários de programas sociais; propostas para a área ambiental e de saneamento básico; e incentivos para Estados e municípios para a redução da pobreza.

Reunião da Comissão Intergestores Tripartite do SUAS

Já nessa quarta-feira (12), a Secretária Elizabeth Jucá participou da plenária da 2ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite do Suas.

Presidida pelo Secretário Especial de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, o encontro discutiu pautas importantes, como a situação orçamentária e financeira para 2020 do Ministério da Cidadania e a situação de emergência e de calamidade pública dos municípios do Sudeste. 

Na ocasião, a secretária Elizabeth Jucá expôs a situação do Estado, que tem atualmente 196 municípios em situação de emergência ou calamidade por causa das fortes chuvas. Até o momento, 58 pessoas morreram e cerca de 3 mil famílias estão desabrigadas, além de impactos diretos em 235 Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e 63 Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), nos municípios atingidos.

Após a fala da secretária, Lelo Coimbra destacou as ações realizadas pelo Governo de Minas Gerais, especialmente as realizadas pela Sedese em atenção às famílias desabrigadas e aos municípios atingidos pelas chuvas. Neste sentido, propôs a criação de um espaço para discussão conjunta entre o Ministério da Cidadania e o Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar sobre o tema.

Moradores de municípios castigados pelas chuvas já podem sacar o benefício do Bolsa Família

Os beneficiários do Programa Bolsa Família afetados pelas fortes chuvas que castigam Minas Gerais nas últimas semanas podem sacar, a partir desta quarta-feira (12/2), a parcela referente ao mês de fevereiro, antecipando o calendário oficial do programa. A medida, por enquanto, vale para 111 cidades no Estado que tiveram a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Além do pedido de antecipação do calendário para o primeiro dia do pagamento do PBF, a Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) solicitou também ao Ministério da Cidadania que as famílias que perderam os documentos durante os fortes temporais pudessem receber o benefício sem a documentação ou cartão do benefício, mediante apresentação de Declaração Especial de Pagamento.

O pagamento do Programa Bolsa Família é feito de acordo com o Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão do programa. Os que terminam com final 1 podem sacar o valor no primeiro dia; os com final 2, no segundo dia, e assim por diante, até o último dia do mês.

No entanto, em situações emergenciais ou de calamidade pública, como as vividas por várias famílias em Minas, todos os beneficiários do PBF em situação regular podem sacar o benefício no primeiro dia de pagamento, após autorização do governo federal.

Técnicos da Superintendência de Proteção Básica da Sedese estão em contato com os municípios informando sobre a antecipação do calendário do PBF. Um vídeo também foi disponibilizado dando orientações sobre as ações especiais do PBF para situações emergenciais. Clique aqui para assistir.

“A equipe de gestão estadual do Bolsa Família está em permanente contato com as gestões municipais, para orientações e apoio técnico que se fizerem necessários. Nosso objetivo é que as famílias beneficiárias tenham acesso às ações especiais do programa, minimizando assim as situações de vulnerabilidade potencializadas pelas chuvas”, enfatizou a superintendente de Proteção Social Básica da Sedese, Ana Cláudia Andrade Lima Botelho.

Piso Mineiro

Desde o início das fortes chuvas, a Sedese já repassou, antecipadamente, R$ 5,043 milhões do Piso Mineiro de Assistência Social Fixo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março a 196 municípios. Estas cidades tiveram a situação de emergência declarada pelo Governo do Estado. Os recursos vão contribuir para garantir o atendimento às demandas socioassistenciais causadas pelas chuvas, minimizando o sofrimento da população.

Encontro com Diretores Regionais da Sedese promove alinhamento de ações e de políticas públicas da Secretaria

 A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) realiza de hoje (11/2) até sexta-feira (14/2), no Prédio Minas, da Cidade Administrativa, o I Encontro de Integração entre a Sedese Central e Regional. O evento conta com diretores das 22 Regionais da Sedese, instaladas em cidades estratégicas de Minas, como forma de facilitar a adoção de políticas públicas nas áreas de assistência social, direitos humanos, trabalho e emprego, políticas sobre drogas, esportes, habitação e segurança alimentar.

Durante o encontro, os Diretores Regionais da Sedese vão ter a oportunidade de conhecer de perto a estrutura das subsecretarias de Política sobre Drogas, de Direitos Humanos, de Trabalho e Emprego, de Esportes e Assistência Social, além da Superintendências de Integração, a qual estão vinculados, e a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças, bem como todas as ações que estão planejadas para serem executadas não só neste ano, mas também ao longo deste governo.

“Este primeiro encontro com os Diretores Regionais é fundamental para aproximar as áreas finalísticas da Sedese com as suas pontas de execução, que são as Diretorias Regionais. Com a reforma administrativa, é muito evidente que a gente precisa deste momento de integração, de interlocução, de conversa conjunta para que possamos efetivar nossas políticas na ponta, a partir das Diretorias Regionais”, enfatiza o Superintendente de Integração da Sedese, Henrique Oliveira Carvalho, lembrando que no ano passado, a Secretaria realizou um processo de planejamento e organização das regionais.
“As Regionais vão estar aqui (em Belo Horizonte) durante quatro dias e os Diretores Regionais vão ter a oportunidade de estar em contato com todas as subsecretarias. É um momento importante de aproximação, de alinhamento, de garantir assim mais proximidade entre a Sedese Central e Regional para fortalecer cada vez mais a identidade da Sedese nos territórios”, enfatizou Fabiana de Andrade Silva, diretora de Coordenação Regional da Secretaria.

“Nossa expectativa é de conhecer mais as subsecretarias e o que elas estão planejando para cada Regional. Temos uma demanda muito grande aqui na nossa Regional de Varginha, principalmente em relação a políticas públicas para crianças e adolescentes e na área de esportes”, salientou Vigmar dos Santos, diretor da Regional da Sedese, em Varginha, no Sul de Minas. Para o diretor da Regional da Sedese em Passos, também no Sul de Minas, Fernando Gomes Reis, o momento é de integração das áreas temáticas. “Algumas áreas são novas. Então precisamos nos apresentar, mas, ao mesmo tempo, alinhar as ações com as áreas que já conhecemos. É também uma oportunidade de conhecermos pessoalmente os representantes da Sedese, com quem vamos conviver durante todo o ano.

 

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